O desafio era construir uma casa de fim de semana, em Caleu, uma pequena cidade a uma hora de Santiago (a capital do Chile), com um orçamento limitado. O clima de Caleu (localizada na Serra do Mar) apresenta mudanças drásticas de temperatura nas diferentes estações ao longo do ano.
A casa está localizada na única área plana que encontramos no sitio e construída sobre as ruínas de uma casa velha. Este foi o local favorável devido à sua condição plana, orientação para o sol, e sua vista privilegiada. Consideramos, assim, a experiência do antigo proprietário, que morava em uma casa de adobe orientada leste-oeste em seu lado mais longo.
O programa da casa é resolvido em um retângulo de 7,35 m x 14,7 que contém uma área central de uso comum (sala de estar e sala de jantar junto com a cozinha), que separa as duas áreas de dormir, o quarto principal de um lado e dois quartos menores do outro lado. Todas as áreas estão ligadas por um corredor externo com uma largura de 1,20 m para o leste; este corredor fornece um telhado coberto no inverno e uma sombra maravilhosa no verão. É definitivamente no verão, onde o corredor desempenha o seu papel mais importante.
Para este projeto foram utilizados dois materiais para estabelecer a estrutura da casa. Primeiro, a estrutura de pinho, composto de três tábuas unidas de 2 × 5 “que nos permitiram configurar o tamanho que precisávamos para estruturar a casa.
Em segundo lugar, placas de madeira compensada foram utilizados para bloquear os pilares e vigas, como elementos estruturais e manteve-se como o material interior da casa, por outras palavras, a estrutura e estética do projeto são construídos pelos mesmos elementos, portanto, não existem materiais de acabamento adicionais , e tudo está à vista.